segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Erechim - São Miguel das Missões/RS - 19/11 + 1 pássaro moto para meu curriculo

Estou começando a achar que os pássaros tem algo contra mim ... hoje matei mais um - SEM QUERER (antes que os malas d plantão comecem a jogar pedras), já conto os detalhes.

Ontem, o DOUGLAS fez um churras daqueles que só gaúcho sabe fazer, costela maravilhosa, e ainda deu um toque que usarei daqui para frente.

Ele chamou uns amigos motociclistas e a conversa rolou solta, rimos muito com as histórias e causos do BORDI (Altair Bordignon - pesquisem no google), o cara é gente finíssima e já participou de tudo o que é corrida mundão a fora.

De barriga cheia e depois de tanta risada, só nos restou capotar no "quiosque" do NEGO.

Dormimos MUITO BEM e as 8 e pouco já tinha um belo café da manhã nos aguardando, papeamos um pouco mais, comemos, arrumamos as coisas e, antes de partir, o DOUGLAS nos levou para conhecer seu comércio, um sexy shop.

Confesso que vi coisas lá de dar medo, mas fiquei na minha rs, já o BERTOLI .... fez compras!!!!

Fomos nos despedir do BORDI e conhecer sua coleção de troféus ... sim, coleção, quase 700 amealhados ao longo de anos.


A oficina dele é mais para um museu, cheia de fotos e histórias, o pai dele, SR. JOSÉ, nos honrou nos recebendo e contando mais histórias, dentre elas a de que eles eram os fornecedores de LAMBRETAS para todo o sul, trazendo 4 viagens de caminhão por mês para vendê-las, coisa de maluco, e isto lá pelos idos de 1960.

Valeu a visita.









Nos despedimos e seguimos sentido Sâo Miguel.


Meu IDALO RONALDINHO já havia me dito de um museu na beira da estrada na cidade de Getulio Vargas e vim esperto para encontrá-lo.

Infelizmente estava fechado, mas pudemos tirar fotos da fachada, de um triciclo com turbina de avião e motor V8 além de um mega caminhão, deste de rally.













Seguimos pela BR 253 que está bem ruim em alguns trechos mas deu para mantermos a média de 120km/h sem stress.



No meio do caminho o 1o. susto, a luz de óleo acendeu ... fiquei preocupado e parei no primeiro posto, o óleo estava OK, liguei então para o mecânico que me deu o esquema, desprogramar o painel pois o "sistema" avisa  quando está na hora de trocar, mas não sabia que eu já havia trocado, enfim, frescura.

Apagou a luz e tocamos pau, de repente, do nada, um pássaro me atropelou, só deu para ver ele vindo em minha direção na diagonal, procedimento padrão, fechar os olhos (e outro orifício), firmar os braços e esperar a porrada.

Foi forte, diz o BERTOLI que voou pena para todo quanto foi canto, parei mais a frente e fui ver o prejuízo ... viseira rachada, mas vai aguentar até o final da viagem.

Depois disto foram mais alguns sustos, outros pássaros quase me pegaram, acho que era meu dia de sorte.

Por volta das 15:15h chegamos no destino.

A cidade é PARADA, nada de movimento, não tem asfalto, apenas pedregulhos bem parecidos com as ruas do PARAGUAY.

A Pousada que havíamos reservado é show e muito bem localizada (Pousada das Missões), piscina, ar condicionado, etc.

Nos ajeitamos e saímos para conhecer as famosas RUÍNAS JESUÍTAS.

Primeiro fomos na FONTE MISSIONEIRA - distante 1km da pousada mais ou menos, é uma bica usada há mais de 300 anos no meio de um parque, bem conservada e água deliciosa.

Depois fomos no PONTO DA MEMÓRIA, uma espécie de mini micro museu, algo que nos EUA seria algo memorável e pagável, estava vazio, sem funcionário, etc., apesar de bem limpo. Sem querer achei um totem que, num computador de tubo, contava a história de várias missões.

Por fim, a cereja do bolo, o SITIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO MIGUEL ARCANJO, uma igreja enorme também com mais de 300 anos, tombada pela UNESCO, etc.

Valeu a pena, tirei quase 100 fotos e viajei imaginando como foi tudo isto naquela época. Recomendo a qualquer um vir, vale a pena, e demos muita sorte pois, além de hoje ser de graça (normalmente se cobra R$ 15,00), estava vazio, nenhum turista além de nós 2.

Passamos muito tempo rodando por dentro dela, conhecendo e admirando cada detalhe da sua arquitetura secular, é um local incrível.
































































































































Bom, dai voltamos para a pousada para descansar um pouco e voltar lá, pois agora as 21:30h terá um show de luzes contanto a história do local.

Tirando os borrachuros que estão nos massacrando, este dia está sendo maravilhoso.

Agora são 23:57h, acabamos de chegar do show nas ruínas (R$ 25,00 normal e R$ 10,00 para estudantes) VALEU A PENA.

50 minutos de show contando toda a história das missões, do início ao quase extermínio dos indíos locais pelos portugueses e espanhóis.

Tirei várias fotos e fiz alguns filmes, por ser a noite e estar usando o celular, creio que não farão jus ao que vimos, mas vamos lá:



ah, a Lua estava maravilhosa, dando todo um brilho especial ao espetáculo.





Por fim, e para finalizar com chave de ouro, nada como um peixe local:


Chega por hoje, mas amanhã tem mais.

Um comentário:

  1. Que São Miguel Arcanjo os conduzam em segurança.
    Belíssima viagem.
    Obrigada por compartilhar essa aventura.

    ResponderExcluir

ao postar seu comentário, não se esqueça de incluir seu e-mail para futuro contato ou resposta.
Obrigado.