quarta-feira, 27 de maio de 2015

9º dia – 27/05/2015 – Lienz - Salzburgo/Áustria

Urso Polar, foi como me senti hoje pois congelei até os ossos.

Enfim, antes disto, como de praxe, o café da manhã saudável a base de frios e suco de laranja.

Moto a postos lá fui para a estrada, trecho curto, como nos outros dias, pouco mais de 200kms.

Com a temperatura a 7 graus, sai naquela imensidão verde, casinhas no morro, igrejas, riachos beirando a pista, estrada boa, motoristas educados, curvas, blá blá blá.

Mas, de repente, comecei a subir e logo de cara a primeira surpresa do dia, do meu lado esquerdo surgiu, num paredão gigantesco, uma absurda cachoeira cujas águas bailavam ao gosto do vento (super) gelado que a empurrava de um lado para o outro.

Rapidamente saquei a máquina e consegui registrar aquele quadro fantástico.

Toca-lhe subir e, numa curva, sem mais nem menos, veio a informação de que devia parar e esperar uns 30 minutos pois a nevasca havia fechado a estrada.

Peraí – como assim nevasca ??

Reparem nas fotos que, apesar do frio, não havia o menor sinal de neve, muito menos nevasca.

Já que estava parado, aproveitei para tirar fotos e fiz a que acho a mais bonita até agora, vejam abaixo.

Pouco tempo depois veio a boa noticia, estrada liberada e pronta para ser usada.

A esta altura do campeonato, o termômetro da moto marcava 2 graus.

Subi e me deparei com um pedágio – 24,50 euros para passar com a moto; paguei e ganhei um mapa e um adesivo que guardarei com muito carinho.

Daí para frente meu amigo ... o bicho pegou sem dó.

Meio metro a frente e a temperatura foi para -1 e o vento veio sem miséria.

Parecia faca cortando a pele.

Daí para -2, -3, -4, etc foi facinho.

A pista começou a ficar molhada, flocos de neve começaram a aparecer e o branco da neve se fez presente.

Este vídeo mostra perfeitamente como em 3 minutos tudo mudou:


Na minha luva, por não ter proteção no guidão, passou a acumular neve e, para piorar, eu estava com a luva de frio, não com a luva de esquiar que é (em tese) impermeável.

Em meio segundo as unhas avisaram que iam abandonar meus dedos!!!

Mas como sou um sujeito valente, toquei o pau, mesmo tremendo mais que vara verde.

Quando o cheguei a -4 arreguei pois, no fundo no fundo, não sou tão valente assim kkkkkk

Parei numa espécie de área de descanso na beira da pista e outras motos fizeram a mesma coisa pois todos precisavam melhorar as roupas, colocar mais luvas e, é claro, tirar fotos.

Vejam a ironia do destino, no momento que parei passou por mim uma sequencia de porsches (6:18h do vídeo), provavelmente algum passeio de milionários locais.


Reparem no 1:20m deste vídeo que quando eu limpo a lente da gopro, sai uma fina mas rígida camada de gelo, o mesmo havia na lente do farol e em algumas partes da frente da moto.

Nesta hora a neve caia forte e a sensação térmica era de  ... sei lá quanto, mas muito baixa.

Troquei a luva de lã por um par de segunda pele e a de esquiar, com esta nova e ótima proteção, minhas unhas demoraram uns 2 ou 3 minutos para começaram a gritar de dor novamente mas enfim, era o máximo que eu tinha.

Coloquei capa de chuva para dar uma segurada a mais na neve e no frio e pau na máquina.

Mais uns minutos e o pior chegou, -7 graus.

Meu, não há como explicar como isso é frio, só sentindo no couro mesmo.

Ah, claro que quando eu coloquei a capa de chuva, esqueci de colocar o capuz sob o capacete e ele ficou solto batendo nas costas até abrir um pequeno espaço para o frio entrar na nuca e descer até onde realmente não precisava!

Isso doeu.

Também surgiu um pequeno vão entre o fim da luva e o começo das mangas das blusas por onde o frio entrava, mais ai não doía tanto.

Como nada é tão ruim que não possa piorar, surgiu uma neblina super intensa ao ponto de não conseguir enxergar 5 metros à frente, tinha trecho que eu me guiava pela faixa que dividia as pistas e estava imediatamente à minha frente.

A velocidade foi super reduzida e, AGINDO CORRETAMENTE, NÃO LIGUEI O PISCA ALERTA pois ele só é para ser usado em caso de acidente ou quebra do veículo !!! (anotem esta dica que vale também para carro)

Neste momento eu tinha tudo – neve, frio, chuva de flocos de neve, neblina, pista molhada, frio na coluna, paredes laterais de neve com bem mais do que 3 metros de altura em alguns pontos, etc.

Só me restava concentrar na pista e agradecer a Deus pela oportunidade maravilhosa que eu estava tendo pois sei que muitos gostaria de passar por esta situação, acreditem.

O passo que eu estava cruzando é o PASSO GROβGLOCKNER HOCHALPENSTRAβE – sim, com este “β” que para nós corresponde ao Ç.

E quando achei que nada mais podia piorar, eis que as curvas cotovelo apareceram para dar mais emoção ao momento.

Houve também um túnel que era muito, mas muito mais gelado do que o lado de fora dele.


Passado tudo isso comecei a descer e, aos poucos, a neve parou de cair, a pista secou, a neve lateral foi raleando e pronto, estava de novo em condições de sobreviver dignamente.

E, como se nada tivesse acontecido, de repente eu estava numa pista normal, temperatura normal e foi só tocar a 130kms/h pois era o máximo permitido na maior parte da rodovia.

Fugi de um engarrafamento causado por um acidente e por isso perdi o ponto de almoço, seguindo direto para o destino.

Já chegando aqui, Salzburg ou Salzburgo (até agora não entendi a diferença), começou a chover e, somado ao frio, foi tensa a entrada na cidade.

O hotel escolhido esta próximo do centro da cidade que, aliás, é muito antiga e preservada.

Almocei lá pelas 16h e sai com o Estevão para conhecer a cidade, mesmo porque ele já a visitara há uns anos então sabia onde ir.

Como estou do lado da estação central de trens, fomos até lá, nos informamos e tomamos um ônibus comum até o centro.

2,5 euros por pessoa – quase R$ 10,00!

O centro é maravilhoso, com imóveis datados de 13b00, um castelo imponente no alto da montanha, igrejas pequenas e uma super catedral, ruas estreitas e cheias de pessoas e aqui vai um parênteses.

As pessoas – são muitos idosos, todos muito elegantes e com ar nobre, mas sem arrogância ou soberba, apenas nobres.

Também vi nas ruas pessoas vestindo roupas típicas (bermuda apertada até os joelhos, meião até os joelhos, suspensórios, chapéu típico, etc.)

Aqui viveu e morreu Mozart, então tudo é dedicado a ele, em qualquer lugar que se vá sua foto se faz presente, chocolate, roupas, canecas, tudo tem a cara do Mozart.

Então, já que estava no clima, visitei a casa onde viveu o cidadão, infelizmente por conta do horário, não pude entrar propriamente dito, apenas acessei o pátio central.

Voltando a pé para o hotel, encontramos uma feira livre; que maravilha, dá vontade de comprar tudo.


Compramos algumas gramas de mortadela e comemos andando de volta para o hotel, bem farofeiro kkkkk.


Como tinha tempo livre, arrumei toda minha mala, assim ganho tempo amanhã para conhecer Munique.

Chega por hoje, amanhã farei a ultima pernada desta viagem, obrigado por me fazer companhia.

Este texto, como os outros, será publicado sem revisão, então peço perdão por eventuais erros.

Gostou ?? clica no campo lateral “Siga o Blog por email” e depois “compartilha” no facebook.

Abraços.


Cezinha

Fotos

Iphone

ainda bem que o mais importante é a mesma palavra rs


porque informação é tudo


mercado em frente ao hotel


rio próximo do hotel




interior do hotel


o trecho percorrido hoje



achado dentro do banheiro do posto de gasolina 


vista da janela do meu quarto em Salzburg


meu almoço


sobremesa


saindo para um rolê

adesivo que ganhei


ticket do ônibus


ticket do pedágio


vista da minha janela agora





GoPro

começo do dia - tudo normal








daí começaram as subidas


a neve




o tunel


o branco completo



Sony

assim começou mais um dia


ainda bem que é treminhão 


olha eu no espelho

temperatura padrão














a cachoeira





começando a subir




esta foto que citei


pista liberada


começando a esfriar


dentro do side car estava uma mulher e um cachorro, muito engraçado


paulada


friozinho né??


ops


friozinho aumentando


neve aparecendo


não, não é caspa na mão


ferrou




e o frio aumentando















ó a alegria estampada nos meus olhos




parada para trocar as luvas


e eu achei que não podia piorar






pobre tem em qualquer lugar









piorou!










esta branco na roupa é neve



ufa, esta esquentando


curvas






























bummm, tudo voltou ao normal




sinais de civilização, ou não! rs




mais  um castelo



Salzburg











































































































3 comentários:

ao postar seu comentário, não se esqueça de incluir seu e-mail para futuro contato ou resposta.
Obrigado.