quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

16º Dia (17/01/2013) – Colonia Del Sacramento/Uruguai – Chui/BRASILLLLLLLLLLLLLL


Nada como a nossa casa! 

Sim, sei que estou há mais de 1.500 kms de São Paulo, mas estou no Brasil e isso faz muita diferença.

Um dia o Renatão (Renato Capistrano) me disse “o mato de um lado é igual ao do outro, o cachorro que anda aqui atravessa para lá, o vento que sopra aqui passa para lá, mas lá não é nossa casa”. Ele estava coberto de razão.

Já cruzei as fronteiras do Brasil algumas vezes, mas sempre pelo ar, então é diferente, eu não passo a fronteira, eu aterrizo lá.

Quando se sai e quando se entra, rodando, a coisa muda, dá para ver o Brasil chegando e isso é emocionante. Ver a placa Bem Vindo ao Brasil foi show, é como recuperar a identidade, sei lá.

Bom, vamos ao relato do dia, pois comecei do fim.

Acordei com o Guli se arrumando, disse ele que eram 6 horas da manhã, a preguiça o pegou e ele dormiu um pouco mais, mesmo porque estava chovendo e eu o aconselhei a esperar mais uns minutos.

Eu estava tão cansado que quase não vi quando ele levantou e se arrumou definitivamente.

Esqueci de dizer que ontem fiquei até de madrugada tentando passar o mapa do GPS dele para o meu, pois o dele tem o interior das cidades, e o meu só tinha as rodovias.

Fiz das tripas coração e nada, porém sonhei em fazer o óbvio – CTRL C/CTRL V – em tudo ... e não é que funcionou?

Tudo bem que o GPS só lê o mapa dele ou só lê os meus, deve ser incompatibilidade, sei lá, mas funcionou.

Fiz um roteiro básico passando por Montevidéu e Punta del este terminando no Chuy (com Y é Uruguai e com I é Brasil).

E lá fui eu, é estranho rodar totalmente sozinho por terras desconhecidas, eu já tive esta experiência nas terras do Tio Sam então revivi o frio que dá na barriga, a sensação de completa solidão, fora o medo de acidente, etc.

Mas o que há de fazer??? Let’s ride!!!

As distancias eram curtas, então logo estava em Montévideu. Não vi nada demais, deu um role pelo centro, bairros e sai sentido Punta.

A estrada é autopista, então é plantação e nada mais.

Punta fica no Estado de Maldonado, que é bem chiquetoso, com placas, asfalto bom, etc.

Já em Punta segui o conselho do meu irmão e fui até o “Museo Taller de Casaqueblo”, é um lugar maravilhoso, um penhasco com vista para os dois lados, muito show, tirei várias fotos.

Desci e rodei pela orla, que é bem chique, como me disseram, uma mini Miami.

Obviamente que passei na porta do Cassino Conrad e na “mão de Deus”, já que não deu para passar na outra mão (Antofagasta), fiz 50% do serviço rs.

Saindo de Punta (num transito complicado e cheio de carrões), segui por uma estrada linda, toda arborizada, de mão dupla e curvas suaves, daquelas que pedem para você acelerar.

Depois voltei à autopista e, ao parar em Rocha para um lanche, conheci um casal de Mauá com uma V Strom 1000 que estavam vindo da Carreteira Austral, juntos seguimos por uns quilômetros, mas como eles mantinham a velocidade de 130 kms/h, comecei a ficar com sono. Me despedi em movimento mesmo e disparei.

Há pouco mais de 40 kms antes do Brasil um guarda me parou (era para fechar com chave de ouro, afinal de contas não fui abordado uma vez sequer – no Peru a abordagem foi no Guli).

De forma muito gentil e educada, falando um bom português, ele me disse que eu estava acima da velocidade, pediu meus documentos e me convidou a ir à viatura.

Já sei o que vocês estão pensando, mas calma (sou da Zona Leste, lembram?)

Quando ele me pediu os documentos, além da habilitação eu dei minha carteira de jornalista, e isso o impressionou, pois me perguntou sobre o que escrevia, etc.

Ele me mostrou a velocidade de 146 kms/h na sua ... no seu aparelho medidor (se dissesse pistola um monte de sacanas iriam me zuar), “um absurdo”, pensei, pois eu estava a bem mais de 180!!!!

Enfim, ele me explicou o procedimento, teria que me autuar e, por eu ser estrangeiro, teria que ir a um posto policial para pagar a multa antes de sair.

O valor da multa seria algo em torno de R$ 900,00 por conta da velocidade, e para piorar minha situação, o posto para pagamento era para trás ...

Mas foi além, me explicou o gentil miliciano que no Uruguai os policiais recebem uma porcentagem de 20% das multas que aplicam, com isso não é vantajoso para eles deixarem de punir os infratores.

Ele me falando isso e eu com cara de “e????” – faltou o Guli para soltar o “pero que si, pero que no” kkkk

Enfim, após ele falar tudo o que tinha para falar, eu continuei lá, parado, aguardando uma ação do guarda.

Diante da minha completa ausência de manifestação, pelo contrário, confessei meu abuso de velocidade e lamentei que o local de pagamento era para trás, o guarda foi legal comigo, disse que eu era gente fina, e que me liberaria sem punição alguma.

Agradeci e ainda lhe presenteei com um adesivo do Carpe.

Ah, ele me disse para tomar cuidado pois, após ele, poderiam haver outros policiais, mas não com tão bom coração como ele.

Como a sorte não aparece 2 vezes num único dia, preferi não arriscar e continuei sem passar dos 140.

Enfim, cheguei ao Brasil, agora era a hora de postar o texto do início ...

Continuando – rodei pelo Chui e percebi que é uma zona total, escolhi um hotel no centro (internacional), por R$ 98,00 com café da manhã, internet, garagem fechada e coberto com quarto sem ar condicionado.

Terminando este texto vou descer para um lanche e voltar para dormir, pois amanhã acordo cedo para ir a Porto Alegre.

Valeu pessoal.

Abraços

Cezinha


começo do dia


agora sim me senti no Uruguai


segurança e conforto é tudo na vida de uma pessoa


acidente básico


parece uma pintura



e rodam que é uma beleza, o cidadão da foto tem um irmão dono de loja de móveis antigos na zona sul de sp ... disse ele!







Maturana, não sabia que você tinha negócios aqui!!! rs


Montevideo






opa, será a inspiração da novela?


um local na beira da pista





sim, nosso Atlântico



o "Museo"

























Cidade de Maldonado





Miami














achei engraçado o dizer do GPS


esta ponte é louca






pobres



estradinha linda




olha o que achei num posto de gasolina


ache o do seu clube


menos de 10 minutos para chegar


Cheguei!






acho que vou dar uma esticadinha








Fim ...

ops, fim não, amanhã tem mais.

2 comentários:

ao postar seu comentário, não se esqueça de incluir seu e-mail para futuro contato ou resposta.
Obrigado.